• 19 de junho de 2018, 09:37
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Sindicalistas entregam pauta de reivindicações ao Banrisul sem serem recebidos pela presidência do banco

 
documento dos bancários foi recebido pelo superintendente de Gestão de Pessoas do banco, Gaspar Saikoski.
 
 
Após estranhar a ausência do presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Mota, para receber das mãos dos diretores do SindBancários e Fetrafi-RS a Pauta de reivindicações específicas dos Banrisulenses, no início da tarde desta sexta-feira, 15/6, na sede da Direção Geral do banco, o presidente do Sindicato, Everton Gimenis, disse que "neste momento terrível que o estado e o Brasil atravessam, a instituição financeira deveria ser mais receptiva e facilitar as negociações com os trabalhadores”. De fato, desta vez os dirigentes sindicais sequer foram recebidos em gabinete: a entrega da pauta se deu no saguão do 15º andar do banco, junto aos elevadores. O documento dos bancários foi recebido pelo superintendente de Gestão de Pessoas do banco, Gaspar Saikoski.
Gimenis lembrou que desta vez, quando se celebra o 26° acordo coletivo de trabalho, o que o Banrisul apresenta aos funcionários e a sociedade é o fatiamento de seus ativos mais importantes, como a Banrisul Cartões e os leilões de ações feitos de forma nebulosa. "Desde que o governo Sartori assumiu, nós não conquistamos mais nada nas cláusulas aditivas. Só renovar estes itens já representou uma vitória. O que nós queremos é uma negociação respeitosa, e não só do acordo e dos aditivos, mas também fazer a discussão do banco como entidade pública. O Banrisul não pode ser o pior banco nas negociações”, protestou o sindicalista.
 
Pauta democrática
 
Denise Falkemberg, diretora da Fetrafi-RS, lembrou que a pauta foi construída de maneira democrática e dialoga com o banco público dos gaúchos e gaúchas, que deve permanecer nestas condições. Para Denise, é importante que o banco examine a pauta dos trabalhadores e convoque logo uma reunião para discutir os pontos: "Estender demais esta negociação não é bom para ninguém”, reforçou a bancária.
 
Já o diretor de Formação da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha, lembrou que mesmo que o presidente do banco não tenha tido a deferência de receber a pauta da mão dos sindicalistas, "se o Banrisul só continua de pé, ajudando o estado a crescer e dando emprego aos banrisulenses, em boa parte é por causa da luta sindical”. Rocha também assegurou que os sindicalistas vão continuar a usar toda a sua energia militante para fortalecer a instituição e os funcionários.
 
 
Calendário da Fenaban
 
Gaspar Saikoski, que recebeu a pauta de reivindicações em nome presidência do banco, disse que o Banrisul acompanhará as orientações da Fenaban e o calendário de negociação determinado por ela.
 
Informações: SindBancários
 

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Itau

Edital Itau

08 de janeiro de 2026, 21:00
Edital PPR 2025

Edital PPR 2025

09 de dezembro de 2025, 14:23
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby