• 14 de abril de 2016, 09:36
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Seminário vai lembrar vítimas de acidentes e doenças do trabalho

 
Programação inicia às 8h30, no SindBancários
 
 

O Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador (FSST-RS) realizará um seminário no próximo dia 28 de abril, data que marca o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. O evento acontecerá a partir das 8h30,no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (Rua General Câmara, 424), no centro da capital gaúcha.


O objetivo é esclarecer os trabalhadores e os trabalhadores, através de debates sobre temas relacionados à prevenção de acidentes e às doenças no ambiente de trabalho. Haverá também painéis sobre a atuação do Ministério do Trabalho e Previdência Social, o acesso ao SUS, a saúde mental e a previdência social.

"Há anos existe uma política nacional de saúde do trabalhador e mais recentemente, foi criada a política estadual de saúde do trabalhador. Nenhuma das duas está devidamente implementada”, critica o coordenador da Comissão da Saúde do Trabalhador do Conselho Estadual de Saúde e diretor da CUT-RS, Cláudio Augustin, que participará da mesa "SUS: acesso e acolhimento”.

Ele destaca também que para os trabalhadores terem o acesso e o atendimento ao SUS desejado é necessário a implementação dessas políticas. "Isso só vai acontecer quando os sindicatos tomarem essa tarefa para si. Os locais de trabalho não visam a saúde do trabalhador, são locais de adoecimento e por isso precisam ser fiscalizados e ter leis específicas sobre o tema”, defende Cláudio.

De acordo com o secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-RS, Dary Beck, é fundamental que o movimento sindical realize essa atividade para marcar uma das principais lutas do movimento sindical. "É um alerta muito importante para os sindicatos e para a sociedade em geral, temos que debater esses temas, discutir a saúde e a prevenção de doenças e acidentes laborais”, ressalta.

História

Diversos países, como o Brasil, celebram o dia 28 de abril como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003. A data se refere a 28 de abril de 1969, quando uma explosão em uma mina, em Virgínia, nos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores.

Espaço de debates

Desde 2004, as entidades que integram o FSST debatem as questões relacionadas ao tema e todos os anos o Fórum promove uma atividade com a finalidade de alertar o movimento sindical e, principalmente, chamar a atenção da sociedade com relação ao adoecimento, aos acidentes e às doenças relacionadas ao trabalho, enfatizando as dificuldades encontradas pelos trabalhadores com relação à previdência social.

O diretor da CUT-RS, Mário Reis, cita as perícias médicas como um dos assuntos que os trabalhadores mais apresentam dúvidas. "Acreditamos que qualificando os dirigentes sindicais e, sobretudo refletindo sobre o tema, estaremos contribuindo para qualificar o debate nos espaços de discussões sobre a saúde dos trabalhadores”, aponta o dirigente sindical.

Confira a programação

8h30– Abertura
9h– "A atuação do MTPS no ambiente de trabalho” e "SUS: acesso e acolhimento”
Luiz Alfredo Scienza – Auditor-Fiscal do Trabalho
Cláudio Augustin – Coordenador da Comissão da Saúde do Trabalhador do Conselho Estadual de Saúde
10h– Coffee Break
10h20– "Saúde Mental – Quando o trabalho produz o adoecimento”
Inaiara Kersting – Psicóloga
Jaceia Netz – Assessora de saúde do SindBancários e Fetrafi-RS
Cláudia Magnus – Psicóloga CEVS
12h– Perguntas e Debate
13h– Almoço
14h– "A previdência está falida? – Painel sobre a não reforma da Previdência Social”
Denis Gimenes – Professor de economia da Unicamp/SP
15h30– Perguntas e Debate
16h30– Encerramento

*CUT/RS

 

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Itau

Edital Itau

08 de janeiro de 2026, 21:00
Edital PPR 2025

Edital PPR 2025

09 de dezembro de 2025, 14:23
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby