• 11 de maio de 2016, 09:22
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Relator apresenta parecer sobre a CPI do HSBC

Banco é acusado de ter facilitado a evasão de cerca de US$ 7 bilhões para clientes entre 2005 e 2007
A CPI do HSBC, que investiga contas não declaradas de brasileiros na Suíça, tem reunião marcada para esta quinta-feira (12), às 14h30, quando o relator Ricardo Ferraço (PSDB-ES) deverá apresentar seu relatório final. Originalmente ocorreria nesta terça 10, mas foi adiada.

O senador está concluindo o texto com as informações enviadas em janeiro deste ano pela Justiça da França. Na ocasião, os franceses liberaram dados do escândalo conhecido como Swissleaks. Com isso, a comissão teve acesso a toda a documentação referente aos correntistas da filial do banco em Genebra.

O Ministério da Justiça e a Procuradoria-Geral da República já possuíam cópias da documentação, mas não podiam compartilhá-la com a CPI sem o consentimento das autoridades europeias. Quando teve acesso ao conteúdo, Ferraço chegou a dizer que a comissão renasceria.

O banco é acusado de ter facilitado a evasão de divisas para clientes de diversas nacionalidades entre 2005 e 2007. Estima-se que U$7 bilhões tenham deixado o Brasil sem a devida prestação de contas no período. O esquema foi denunciado por um ex-funcionário do HSBC, o analista de sistemas Hervé Falciani.

Formada por 11 titulares e sete suplentes, a CPI foi criada em março do ano passado e já foi prorrogada duas vezes. O presidente é o senador Paulo Rocha (PT-PA); o vice, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). (Fonte: Agência Senado)


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Itau

Edital Itau

08 de janeiro de 2026, 21:00
Edital PPR 2025

Edital PPR 2025

09 de dezembro de 2025, 14:23
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby