©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br



19/01/2016
A onda de violência contra os bancos vitimou nesta segunda-feira (18) funcionários, vigilantes do Itaú e, também, a população de Curiúva, na base territorial do Sindicato de Arapoti. Segundo informações da diretora do Sindicato, Valeria Vilela Wanderley, a quadrilha chegou à agência por volta das 16h, portando armas de grosso calibre, estourou os vidros da fachada para entrar e rendeu funcionários e vigilantes. Durante a ação, populares foram usados para fazer um cordão humano em frente ao banco, causando muita tensão.
“Eles agiram com muita truculência, pegaram uma gerente e levaram para o cofre, mandando para que fosse aberto. Como a gerente disse que não tinha a senha, os bandidos fizeram ameaças de matar todos”, conta Valéria.
Diante dessa situação, a funcionária do Itaú conseguiu convencer os bandidos que realmente não tinha a senha. “Daí eles levaram o dinheiro dos caixas eletrônicos, os envelopes com depósitos e o que tinha nos caixas”, acrescenta a diretora do Sindicato de Arapoti.
Para fugir, a quadrilha levou um dos vigilantes e um bancário como reféns, além de um morador da cidade, que foi levado no capô da caminhonete utilizada pelo bando. Foram disparados diversos tiros e colocado um caminhão na estrada para impedir a chegada de reforços da polícia. Curiúva tem apenas três policiais militares.
“Infelizmente, o sistema de segurança dos bancos não é eficiente, pois faltam investimentos, e o governo do Estado não coloca um efetivo maior de PMs para impedir esse tipo de crime. Em 2014, a agência do Itaú em Curiúva foi explodida e, no ano passado, atacaram no mesmo dia o Banco do Brasil e o Bradesco”, recorda Valéria.
Em função disso, a agência continua com as portas fechadas e os clientes e aposentados que recebem seus benefícios pelo banco têm de ir para outras cidades para sacar o dinheiro.
A diretora do Sindicato de Arapoti afirma ainda que no final de 2015 houve uma tentativa de ataque a banco em Figueira e explosão de caixas eletrônicos em Sapopema, o que levou o Itaú a encerrar suas atividades na cidade.
Fonte: Seeb Arapoti
©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br
Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.