©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br
Os plugins de segurança são utilizados pelos bancos para garantir mais segurança aos usuários durante o acesso de suas contas pelo internet banking. Ironicamente, no entanto, uma falha em um dos principais mecanismos deste tipo está expondo dados pessoais de usuários na internet.
Chamado de Warsaw, o plugin defeituoso em questão é utilizado por empresas como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Itaú. A falha permite que criminosos utilizem a tecnologia para instalar um malware que enganaria o internauta fazendo-o ceder seus dados para hackers.
A artimanha funciona por meio de um código em JavaScript que rouba informações do Warsaw. Dessa forma, o hacker consegue identificar qual o banco utilizado pela sua vítima e, de posse dessa informação, criar uma página falsa praticamente idêntica ao do banco. Assim, caso não perceba, o usuário poderá digitar seus dados bancários em um site que serve apenas para roubar informações.
O responsável por descobrir esta falha chama-se Joaquim Espinhara. Consultor de segurança, ele detalhou o problema à fabricante do plugin, a empresa GAS Tecnologia, mas não obteve qualquer resposta da companhia.
Além dos já citados, outros bancos que também utilizam a tecnologia são: Safra, Banese, Sicredi, Banco do Nordeste, Banco de Brasília e Banco da Amazônia.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o Warsaw sofre criticas. Em 2015, uma atualização no serviço impossibilitava o acesso a sites como Facebook, Google, UOL, entre outros. Outro destaque negativo é que o plugin não é mais aceito nas últimas versões do Chrome.
Em nota enviada ao Olhar Digital após a publicação desta reportagem, a empresa afirma que o problema já havia sido identificado pelos técnicos responsáveis e que a solução foi implantada na última versão do Warsaw. A GAS Tecnologia também afirma que a atualização impossibilita que os computadores dos usuários sejam invadidos devido ao problema constatado.
Via Tecnoblog
Fonte: Olhar Digital
Diretoria Executiva da CONTEC
©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br
Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.