• 25 de maio de 2018, 10:34
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

LUCRO DA CAIXA DISPARA PARA R$ 3,2 BI NO PRIMEIRO TRIMESTRE


 

A lucro líquido da Caixa Econômica Federal disparou para 3,2 bilhões de reais no primeiro trimestre, alta de 114,5 por cento em relação a igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira.

O lucro, segundo o banco, foi influenciado pelo avanço no resultado bruto da intermediação financeira, pelo crescimento nas receitas com prestação de serviços e pelo forte recuo nas despesas administrativas.

De janeiro a março, houve avanço de 21,9 por cento no resultado bruto da intermediação financeira em relação ao mesmo período do ano passado, movimento influenciado pelo recuo de 41,2 por cento nas despesas de captação e pela redução de 27,7 por cento nas despesas com provisão para créditos de liquidação duvidosa.

As receitas com prestação de serviços somaram 6,4 bilhões de reais no primeiro trimestre, alta de 6,2 por cento ante um ano antes. No mesmo período, as despesas de pessoal caíram 12,5 por cento, enquanto as outras despesas administrativas tiveram baixa de 5,9 por cento.

Com esses resultados, o índice de eficiência operacional alcançou 48,4 por cento, melhora 3,2 pontos percentuais na comparação anual, e a melhor marca da série da Caixa.

REDUÇÃO DA CARTEIRA
A carteira de crédito ampla da Caixa somava 700,2 bilhões de reais no fim de março, queda de 2,1 por cento em 12 meses. Segundo o banco, essa redução se deve a estratégia adotada para adequação do seu portfólio às regras de Basiléia III.

"Como resultado dessa estratégia, houve o crescimento nas carteiras de menor risco, como habitação e infraestrutura, e redução da exposição nas carteiras comerciais, tendo como efeito a redução da provisão para devedores duvidosos", disse a Caixa.

O índice de inadimplência da Caixa chegou ao fim do período em 2,9 por cento, aumento de 0,07 ponto percentual sobre março do ano passado, "permanecendo abaixo da média de mercado de 3,28 por cento", disse o banco.

A Caixa desistiu este mês de acessar até 15 bilhões de reais de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para fortalecer a posição de capital, em acordo com o Ministério da Fazenda.

Em vez disso, o banco recorrerá a outras iniciativas para sanar sua posição de capital, por meio de uso do próprio lucro para fortalecer o patrimônio, mas pode incluir também a redução do ritmo de algumas operações e a venda de alguns ativos e de carteiras de crédito. (Fonte: Extra)


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Itau

Edital Itau

08 de janeiro de 2026, 21:00
Edital PPR 2025

Edital PPR 2025

09 de dezembro de 2025, 14:23
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby