©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br



O HSBC é acusado de ter oferecido a ricos clientes franceses caminhos para colocar fundos em paraísos fiscais e burlar o pagamento de impostos na França
O banco britânico HSBC está sob ameaça de julgamento na França por fraude fiscal após o pedido da Procuradoria de assuntos financeiros de que seja julgado ante um tribunal, informou nesta quinta-feira uma fonte próxima à investigação. 
Se os juízes de instrução admitirem a solicitação da Procuradoria, o HSBC, um dos primeiros bancos da Europa, será julgado em Paris por "lavagem de dinheiro de fraude fiscal" e por "cumplicidade em captação ilegal" de fundos, segundo esta fonte.
O HSBC é acusado de ter oferecido a ricos clientes franceses caminhos para colocar fundos em paraísos fiscais e burlar o pagamento de impostos na França. O caso afeta concretamente a filial suíça do banco, HSBC Private Bank Suisse (HSBC PB). O caso começou quando as autoridades francesas receberam no fim de 2008 documentos roubados por Herve Falciani, um ex-funcionário do HSBC.
Posteriormente ganhou relevância internacional em 2015 com a explosão do chamado escândalo "Swissleaks". Tratou-se de uma série de revelações que acusavam o banco britânico de ter colocado entre novembro de 2006 e março de 2007 um total de 180 bilhões de euros pertencentes a ricos clientes em contas na Suíça, o que lhes permitia burlar o fisco em seu país.
Leia mais notícias em Economia
Isso também permitiu a abertura de várias investigações na Europa, especialmente na Bélgica e na Espanha. "Tomamos nota das conclusões da Procuradoria nacional financeira e seguiremos defendendo firmemente nossos interesses", reagiu um porta-voz do banco, em um comunicado enviado à AFP. (Fonte: Correio Braziliense)
©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br
Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.