• 10 de abril de 2017, 10:44
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

GT de saúde e condições de trabalho do Itaú discute programa de retorno e readaptação ao trabalho

07/04/2017

Nesta quarta-feira (5), o GT de saúde e condições de trabalho do Itaú se reuniu na Contraf-CUT para debater o programa de retorno e readaptação ao trabalho. Desde o seu início, o Grupo de Trabalho prioriza sempre a prevenção das doenças e, portanto, umas das pautas mais importantes é a organização no local de trabalho cujo fator de maior influência é a gestão organizacional. Partindo desse preceito umas das primeiras conquistas desse GT foi a redução das metas do Agir (ação gerencial do Itaú para resultados) de 12 para 11 meses, em que o trabalhador e a trabalhadora tem direito a férias de 30 dias.

No entanto, muitos funcionários ainda adoecem no banco devido a uma gestão agressiva em busca de resultados sem levar em consideração o lado psicológico e fisiológico dos trabalhadores.

Segundo Adma Gomes, coordenadora do GT de Saúde e Condições de Trabalho do Itaú, a cláusula 57 º da CCT dos bancários é um instrumento importante nessa discussão e ficou acertado com o banco que em breve a mesma será pautada. Assim como o Programa de Retorno ao trabalho, presente também na CCT e pauta dessa reunião. “Sabemos que a Reabilitação Profissional cabe ao Estado e, portanto, a previdência Social. Por isso, o que debatemos é o Programa de Retorno ao Trabalho, presente em nossa Convenção Coletiva de Trabalho, que é de suma importância para os funcionários que retornam ao trabalho após um afastamento por motivos de adoecimento”.

Segundo a dirigente, embora o banco possua um programa intitulado: “Programa de Readaptação”, o mesmo não contempla todos os itens necessários a um retorno ou “acolhimento” – como o banco chama – suficientes para evitar um novo agravo na situação psicológica e fisiológica dos trabalhadores e trabalhadoras.

Na ocasião foi destacado pontos importantes para a construção de um programa como esse, entre eles um primordial é ter a participação dos trabalhadores através de seus representantes na construção e acompanhamento; os trabalhadores devem sentir-se seguros, para tanto não podem ser demitidos no meio do programa, principalmente por produtividade, pois os mesmos estão com redução da sua capacidade produtiva e, para tanto, é importante que estejam fora de avaliações desse tipo; equipe multidisciplinar; o ambiente deve estar adequado para que sua enfermidade não se agrave e não deve haver nenhum tipo de discriminação ou assédio moral.

Segundo os representantes do banco o programa serve pedagogicamente para demonstrar a necessidade do tratamento diferencial aos funcionários com restrições e que não deve haver discriminação ou assédio moral.

O movimento sindical propôs que o banco faça uma campanha de esclarecimento para todos dentro da instituição sobre essa questão.

Após debates ficou acertado que o Movimento Sindical faria uma contraproposta com relação ao programa de readaptação do banco.   

O banco informou a existência de um” Programa de Acolhimento das mães”, que quando retornam de licença maternidade e precisem de uma atenção especial, o banco está dando continuidade no novo sistema para cadastramento de afastamentos, licenciamentos de funcionários pela Previdência Social.

Esse sistema é fruto de denúncias do movimento sindical sobre os problemas com cadastramento do afastamento e licenciamento dos funcionários, o que muitas vezes chegou a gerar demissões indevidas e endividamentos. Os Sindicatos estão denunciando demissões de bancários dentro desse programa, “O que não pode ocorrer”, finaliza Adma.

 

 

Fonte: Contraf-CUT


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Itau

Edital Itau

08 de janeiro de 2026, 21:00
Edital PPR 2025

Edital PPR 2025

09 de dezembro de 2025, 14:23
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby