• 10 de maio de 2017, 10:12
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Entidades entram com ação contra desconto do dia de greve no BB

 

 
Fetrafi-RS e SindBancários querem descaracterizar falta injustificada
 
 

O Banco do Brasil resolveu atacar a greve geral de 28 de abril, registrando como falta injustificada a ausência dos funcionários que participaram da paralisação. A ação coletiva movida pelo SindBancários e Fetrafi-RS tem o objetivo de descaracterizar a falta injustificada e propõe compensação do dia parado, a exemplo do negociado após greves nacionais  da categoria.

O assessor jurídico da Fetrafi-RS, Milton Fagundes, ingressou com a ação nesta segunda-feira, 8/5. O advogado refere que o Banco do Brasil não tem motivo nenhum para marcar, durante uma greve geral, uma ausência não abonada que vai repercutir até na carreira dos bancários. "A ação coletiva abrange todo o Estado. Entramos com um pedido de descaracterização da falta injustificada ou não abonada. Não há justificativa porque os bancos foram comunicados e os Sindicatos cumpriram as determinações legais, desde a realização de assembleias até a comunicação. Os bancos foram comunicados. Todos sabiam da greve geral”, afirmou o advogado da Federação.

As greves, aliás, suspendem o contrato de trabalho e não podem repercutir na carreira dos bancários como falta injustificada. Além de descaracterizar a falta injustificada, a ação pede que seja adotada a prática das greves dos bancários e uma negociação para compensação. "Falta injustificada traz efeito na carreira, porque fica registrada na ficha funcional e pode ainda repercutir no repouso semanal remunerado. A ação também solicita que essas horas sejam compensadas, como os bancários costumam fazer nas suas greves nacionais”, explicou Milton.

O diretor de Formação do SindBancários e funcionário do Banco do Brasil, Julio Vivian, criticou a atitude do Banco do Brasil. "O Banco usou o medo e a intransigência para atacar a greve. Em outros momentos, o banco já teve bom senso. Muitas pessoas não conseguiram chegar aos seus locais de trabalho. A greve é um direito legítimo”, afirmou Julio.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, classificou de absurda a atitude do Banco do Brasil. "O Sindicato e  a Federação tomaram todas as precauções para que os bancários não tivessem o dia da greve geral como falta injustificada. Realizamos assembleia, publicamos anúncio e cumprimos todos os trâmites legais. Temos uma prática em nossas campanhas salariais de negociar desconto na compensação com diálogo. Essa decisão do Banco do Brasil é unilateral e autoritária. Por isso entramos com ação na Justiça do Trabalho para reparar um direito que o banco não reconhece”, explicou Gimenis.

*Imprensa SindBancários com Fetrafi-RS
Foto: Guilherme Santos
 

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Itau

Edital Itau

08 de janeiro de 2026, 21:00
Edital PPR 2025

Edital PPR 2025

09 de dezembro de 2025, 14:23
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby