• 09 de dezembro de 2015, 13:31
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Entidades convocam Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa

 
Manifestações serão contra o PLS 555/2015
 

Por orientação das entidades representativas dos trabalhadores da Caixa, como Contraf, Fenae e Comissão Executiva dos Empregados (CEE) será realizado na próxima segunda-feira (14) o Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública e contra o PLS 555/2015. O objetivo é mobilizar os trabalhadores do banco na tentativa de barrar o projeto, que trata do Estatuto das Estatais e ameaça empresas públicas federais, estaduais e municipais.

A ideia é que os empregados se manifestem nas unidades e nas redes sociais, postando fotos segurando o cartaz com a frase "O PLS 555/2015 é o fim da Caixa 100% pública". Digo não ao PLS 555”. Milhares de cópias já estão sendo enviadas para agências e áreas meio. As imagens devem ser postadas com a hashtag #NãoAoPLS555, e também podem ser remetidas para os sindicatos e para as Apcef, assim como para o e-mail caixapublica@fenae.org.br.

"Em fevereiro deste ano, realizamos o histórico Dia Nacional em Defesa da Caixa 100% Pública. Nos mobilizamos em todo o país e conseguimos evitar a abertura de capital do banco, que foi cogitada no final de 2014. Se não nos manifestarmos agora, o Congresso Nacional poderá aprovar essa proposta, que, mais uma vez, coloca a Caixa em risco. Não podemos permitir retrocessos”, afirma Fabiana Matheus, coordenadora da CEE/Caixa.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, reforça que o caráter do PLS 555/2015 é essencialmente privatista, baseado na premissa do Estado mínimo. "O pesadelo da década de 1990, quando muitas empresas foram privatizadas, está à espreita. Temos que lutar para evitar que Caixa, BNDES, Correios, Petrobras e outras estatais, essenciais na vida dos brasileiros, sejam forçadas a se distanciar dos interesses da sociedade”, diz.

"A preocupação com as regras de governança e de transparência das empresas públicas e seu regime de compras e contratações, que embasam o projeto, não pode sobrepor-se ao fato de que ele trará graves problemas à gestão dessas empresas. É por isso que estamos mobilizados desde setembro. Se não intensificarmos essa luta, esse Congresso Nacional conservador que está aí não terá dúvidas em aprovar o PLS 555”, avalia Maria Rita Serrano, representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa.

Hotsite

Todas as informações sobre a luta contra o PLS 555/2015 podem ser obtidas no site especial www.diganaoaopls555.com.br. Na área de downloads, serão disponibilizadas ainda nesta segunda-feira (7) artes para impressão de cartazes, faixas e banners. Também será divulgado o Manifesto sobre o PLS 555, construído por entidades como CUT, CTB, CSP Conlutas, Contraf/CUT, Fenae, Federação Única dos Petroleiros e Federação Nacional dos Portuários.

*Fenae

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Itau

Edital Itau

08 de janeiro de 2026, 21:00
Edital PPR 2025

Edital PPR 2025

09 de dezembro de 2025, 14:23
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby