©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br



Em videoconferência realizada nesta quinta-feira (26) para anunciar evento denominado #valorizacap, caixas e gerentes de módulos do Banco do Brasil da PSO II foram "orientados" a vender, nesta sexta-feira (27), produto de capitalização em troca de ingressos para cinema.
A meta de venda é para caixas do setor de apoio, não da área negocial. São 60 títulos, sendo dois por agência.
Com a imposição, um problema que os bancários e clientes enfrentam diariamente foi ignorado: o das longas filas, aumentando ainda mais o estresse e a tensão entre clientes, usuários e funcionários, situação que chega às vezes a agressões e tumultos dentro da agência.
A ordem, segundo as denúncias que chegaram ao Sindicato, é de que os bancários cumpram as metas de vendas não se importando com o atendimento e o sis
tema de gerenciamento das senhas que controla o tempo de espera e de atendimento.
O mais controverso é que esse é o sistema pelo qual os caixas são cobrados pela “demora” no atendimento. Isso sem contar os riscos de diferenças no caixa que o próprio funcionário tem que pagar, se houver.
O recado é claro: “amanhã não importa o tempo de fila nem o de atendimento. Podemos demorar o que for, desde que seja para vender Ourocap. Quem quiser, que espere”, diz um dos bancários que reclamam da “orientação”.
“Só que sempre somos cobrados pelo GAT, tempo de espera e de atendimento. Todo dia mandam essas estatísticas por e-mail, mostrando os percentuais de atendimentos dentro e fora do limite de tempo de espera etc.”
O GAT é o gerenciador de atendimento.
Os funcionários reclamam ainda que são postos à venda produtos desnecessários e que o desvio de função que a prática caracteriza pode acarretar em diferenças na contabilização, as quais são obrigados a pagar.
“A falta de pessoal já é um transtorno que os trabalhadores têm que enfrentar no dia a dia e que sobrecarrega a ponto de adoecer. E agora eles ainda são obrigados a bater metas impossíveis, sob a acusação de baixa produtividade”, ressalta o diretor do Sindicato Jeferson Meira.
“As atividades do caixa devem ter como foco principal o atendimento eficiente aos clientes, sendo ele responsável pelas operações efetuadas nos terminais de caixa”, complementa o dirigente sindical.
“Devido a isso, é uma função eminentemente técnica, não é negocial. Os procedimentos são muitos e não admitem falhas”, declarou um caixa que terá sua identidade preservada. (Fonte: Seeb Brasília)
©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br
Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.