©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br



Banco informa que novo limite ajusta quantidade atual de postos, após realização de planos de demissão voluntária para “redução de custos” (Flávia Pierry)
Para cortar custos, a Caixa Econômica Federal está reduzindo seu quadro de funcionários e o governo federal alterou o limite de postos de trabalho na estatal. Nesta terça-feira (21), foi publicada portaria que fixou em 90 mil o máximo de funcionários próprios do banco.
Em junho deste ano, portaria anterior fixava em 93.251 postos de trabalho o limite. Em apenas quatro meses, a empresa conseguiu enxugar seu quadro em alguns milhares de postos.
A alteração do limite visa a
ajustar essa regra ao quadro de empregados após programas de demissão voluntária (PDVs). A Caixa informou que possui atualmente cerca de 87 mil empregados. No último processo de demissão voluntária, aderiram 2.806 empregados, e na edição anterior, a adesão foi de 4.429 empregados. “A realização do PDVE está diretamente relacionada à política de melhoria de eficiência e redução de custo do banco”, afirmou o banco, em nota.
De acordo com o Ministério do Planejamento, no primeiro semestre de 2017 a Caixa Econômica Federal reduziu em 4.777 empregados seu quadro, através de programas de desligamento.
O banco poderá “praticar atos de gestão” para adequar seu quadro de funcionários ao limite, para repor empregados “desligados ou que vierem a se desligar”, mas isso dependerá de espaço orçamentário. Tanto a Caixa como o Ministério do Planejamento não responderam se o banco poderá ter de fazer novas demissões ou programas de desligamento.
A portaria da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) que determinou o limite de postos de trabalho na Caixa tem vigência imediata e não inclui no limite os aposentados por invalidez.
No limite de 90 mil funcionários, estão considerados os empregados efetivos ingressantes por intermédio de concursos públicos; os empregados que possuem cargos, empregos ou funções comissionadas; os empregados que estão cedidos a outros órgãos; os empregados de outros órgãos cedidos à empresa; os empregados que estão afastados por doença, por acidente de trabalho, ou por qualquer outra razão.
O Ministério do Planejamento informou que a portaria segue “procedimento regular” realizado pelo SEST. Os limites de cargos são atualizados “conforme a necessidade da administração”. “Essa necessidade diz respeito à atualização do banco de cargos em decorrência do fluxo normal de ingressos e saídas de empregados públicos, devido à PDVs, rescisões ou falecimentos”, informou. (Fonte: Gazeta do Povo)
©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br
Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.