• 10 de março de 2017, 09:50
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

BB vai aprovar nova política de sucessão e distribuição de dividendos ainda no primeiro semestre

Publicado em .

Instituição está revisando todo o seu Estatuto Social para aprimorar sua governança corporativa

SÃO PAULO - O Banco do Brasil está finalizando uma revisão completa do seu Estatuto Social para tentar aprimorar sua governança corporativa. A principal mudança, disse ao Estado o diretor de Estratégia e Organização, Carlos Netto, será a aprovação, ainda neste semestre, de uma nova política de indicação e sucessão de executivos, e de distribuição de dividendos para os acionistas. 

O banco já vem ajustando sua estratégia corporativa há alguns anos e é a única instituição financeira do País listada no Novo Mercado da Bolsa de Valores - segmento que reúne as empresas sujeitas às mais rigorosas práticas de governança corporativa.

Foto: Reuters
Banco do Brasil

Para minimizar riscos, todas as decisões estratégicas dentro do banco são tomadas por um colegiado

Uma das determinações da Lei das Estatais, que passou a valer efetivamente em dezembro do ano passado, é estabelecer regras mais rígidas para a nomeação em cargos de direção nas empresas públicas. Historicamente, o BB não contrata profissionais do mercado para ocupar cargos de chefia - a seleção é feita internamente, com a promoção de funcionários de carreira.  

Para Netto, o sistema de seleção do banco, "rigoroso, transparente e meritocrático", é capaz de blindar a estatal de indicações políticas ou tráfico de influência. "No ano passado, fizemos um estudo para saber qual o perfil de executivo desejado para cada diretoria e até o final deste mês vamos terminar de mapear as características profissionais dos nossos gerentes-executivos. Isso facilita o processo de sucessão", garante. 

Corrupção. Para tentar minimizar os riscos com casos de corrupção dentro da empresa, o BB estabeleceu há alguns anos um modelo de governança no qual todas as decisões estratégicas são tomadas de forma colegiada. Segundo Netto, nenhuma política da empresa é aprovada sem antes passar pelo crivo de um comitê. E, quando um problema é detectado, o comitê de auditoria faz toda a apuração necessária e pune os funcionários envolvidos nos atos ilícitos, explica o diretor.  

Apesar da precaução, os holofotes da Lava Jato chegaram pela primeira vez no BB em agosto do ano passado, com a investigação sobre o pagamento de propina em cinco contratos da instituição com empresas que prestam serviços de informática. Os valores da corrupção, segundo a Polícia Federal, ultrapassam os R$ 150 milhões. 

Recentemente, o BB criou uma diretoria de governança, com o objetivo de coordenar e acompanhar os resultados de todas as suas subsidiárias. Com a Lei das Estatais, o banco também viu a necessidade de implementar ajustes nos estatutos sociais dessas entidades que administra, para tentar reforçar o controle de riscos e das políticas e diretrizes estabelecidas.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Diretoria Executiva da CONTEC


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Itau

Edital Itau

08 de janeiro de 2026, 21:00
Edital PPR 2025

Edital PPR 2025

09 de dezembro de 2025, 14:23
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby