• 20 de outubro de 2017, 09:07
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Bancos e operadoras de telefonia são campeões em ações judiciais, diz CNJ

Pesquisa revela que em quatro dos sete tribunais pesquisados, dez empresas concentravam 50% dos processos movidos (Hamilton Ferrari)

Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostrou que os bancos e as empresas de telecomunicações são os setores mais acionados na Justiça, no âmbito de ações envolvendo o direito do consumidor.

A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) e feita nos sete maiores tribunais em 2015. Em São Paulo, 31% das demandas relacionados aos consumidores são de quatro bancos e uma empresa de telecomunicações.

Segundo o CNJ, a pesquisa confirma que grande parte dos problemas no Poder Judiciário envolve um número restrito de instituições.

Os 30 maiores processados foram acionados 4,7 milhões de ações. Em quatro dos sete tribunais pesquisados, dez empresas concentravam metades dos processos movidos.

Segundo o CNJ, um banco em especial aparece em todas as sete listas, mas não revelou qual.

Seguidas das instituições financeiras e operadoras de telefonia, as concessionárias de serviços básicos, como companhias de água e energia, e empresas de seguro estão entre os mais acionados em pelo menos dois rankings estaduais. (Fonte: Correio Braziliense)


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Itau

Edital Itau

08 de janeiro de 2026, 21:00
Edital PPR 2025

Edital PPR 2025

09 de dezembro de 2025, 14:23
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby