©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br



Banco Central decretou encerramento das atividades da instituição após ter constatado a existência de "graves violações às normais legais" em avaliação
O Banco Central (BC) decretou, nesta sexta-feira (4), a liquidação extrajudicial do Banco Neon. Isso significa que a instituição foi removida do sistema financeiro do Brasil e que suas atividades foram encerradas. O BC alegou "graves violações às normas legais" para tomar a decisão.

Segundo o BC, existem duas empresas distintas que trabalham em conjunto como Banco Neon . A companhia que foi alvo de liquidação extrajudicial é um banco convencional de pequeno porte, com uma única agência, localizada em Belo Horizonte (MG). Esta instituição é dona de uma pequena parte da segunda empresa, a Neon Pagamentos, que é um banco digital e não sofreu nenhum tipo de bloqueio.
Entretanto, apesar de a startup oferecer somente contas 100% digitais, a liquidação do Banco Neon causou problemas para os consumidores. Isso porque instituição convencional era responsável pela ferramenta "Objetivos" do aplicativo – em que os clientes podem investir em CDBs – e pela emissão de cartão de crédito. A Neon Pagamentos cuida apenas da abertura de contas, atendimento ao cliente e emissão de cartões pré-pagos, de acordo com o BC.
Dessa forma, os consumidores não conseguem efetuar qualquer tipo de compra no cartão de crédito, que está bloqueado, mas ainda é possível usar o cartão de débito e fazer saques em caixas 24h. A Neon Pagamentos diz que transferências e pagamentos de boleto também estão temporariamente indisponíveis. Clientes que usavam a função de investimentos devem procurar o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para assegurar este dinheiro.
O aplicativo do Neon está temporariamente fora do ar, impedindo que consumidores tenham acesso às informações de suas contas. O site oficial apresenta apenas o comunicado do BC sobre a liquidação e informa canais para que o cliente entre em contato.
Nas redes sociais, consumidores cobraram posicionamento da startup, que divulgou uma nota por meio do Facebook. Na publicação, a Neon Pagamentos tentou tranquilizar os usuários, dizendo que as contas continuam ativas e poderão ser utilizadas em breve. Em comunicado divulgado à imprensa, a empresa disse já tomar providências para contar com um novo banco liquidante e regularizar a prestação de seus serviços.
Aporte milionário
A decisão de fechamento do banco veio somente um dia após a startup ter recebido uma rodada de investimentos no valor de R$ 72 milhões. Este foi o maior investimento da história do País na categoria Série A, que é a primeira grande rodada de uma empresa e costuma ser liderada por fundos de maior porte.
Para se ter uma ideia, o valor médio deste tipo de investimento gira em torno de R$ 10 milhões. Com o montante injetado, o Banco Neon superou até mesmo o Nubank quando passou por esta mesma etapa. (Fonte: Brasil Econômico)
©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br
Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.