• 20 de março de 2015, 09:15
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Bancários paralisam Itaú contra demissões e abusos em Belo Horizonte

Crédito: Seeb BH

Seeb BH Trabalhadores denunciam novos cortes de postos de trabalho

Em repúdio às demissões promovidas pelo Itaú, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região realizou manifestação e foi retardada a abertura de agências do banco na região central de Belo Horizonte durante a manhã desta quinta-feira, dia 19 de março.

Segundo análise do Dieese, em 2014, o Itaú cortou 2.521 postos de trabalho em todo o Brasil, o que representou redução de 2,6% em seu quadro de pessoal. O problema persiste em 2015 e, somente na base de BH e região, já foram registrados 50 desligamentos desde janeiro.

Além disso, em Belo Horizonte há a previsão do fechamento de quatro agências em 2015, sendo que muitos dos trabalhadores destas unidades sequer foram informados sobre para onde serão transferidos.

O Sindicato denuncia que o Itaú tem pressionado funcionários para aderirem a um Plano de Demissões Voluntárias (PDV) implementado de forma unilateral e sem discussão prévia com a categoria. A entidade não firmou qualquer acordo com o banco em relação a este plano e exige o fim das pressões.

Na capital mineira, funcionárias e funcionários da área empresarial (Emp) que desejam continuar no banco e não aceitaram o PDV, muitos deles pessoas com deficiência, foram centralizados em uma mesma agência e estão inseguros em relação ao seu futuro. O Sindicato está atento à situação e já está agendando reunião com o Itaú para cobrar a garantia do emprego destes trabalhadores.

Todos estes graves problemas são claramente injustificáveis quando observado o lucro exorbitante de R$ 20,6 bilhões obtido pelo Itaú em 2014. O resultado é fruto de esforço e empenho diários dos funcionários e, por isso, bancárias e bancários exigem reconhecimento.

O funcionário do Itaú e diretor do Sindicato, Antônio Guimarães (Magaiver), destacou que o Sindicato continuará denunciando os problemas enfrentados pelos funcionários. "Estamos atentos e mobilizados para cobrar que o banco respeito seus funcionários e funcionárias, garantindo emprego e condições dignas de trabalho nas agências", afirmou.


Fonte: Seeb BH

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Itau

Edital Itau

08 de janeiro de 2026, 21:00
Edital PPR 2025

Edital PPR 2025

09 de dezembro de 2025, 14:23
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby