• 22 de julho de 2016, 09:23
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Atuação do Sindicato e MPT obriga Itaú mudar controle de jornada

Ação Civil Pública movida pelo MPT-PR também estabelece multa por dano moral

21/07/2016

Uma Ação Civil Pública (ACP) movida pela 9ª Região Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), com participação do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, da Fetec-CUT-PR e da Contraf-CUT, obriga o Itaú a alterar todo seu Sistema de Controle de Jornada a partir de agora. O acordo saiu na última semana e determina que o banco instale sistemas que permitam a efetiva anotação dos horários de trabalho de seus funcionários, além de respeitar a lei no que diz respeito ao limite de horas extras exigíveis por dia, intervalos e pagamento de horas extras.

“Há muito tempo, o Sindicato vinha atuando para combater as ilegalidades que o Itaú habitualmente comete no controle de jornada. Após mais de dois anos brigando para que esse dano fosse reparado, conquistamos agora uma importante vitória, que fortalece a luta dos trabalhadores bancários e avança em nossos direitos”, avalia Eliane Rocha, diretora da Fetec-CUT-PR. Além da alteração de sistema, o banco pagará ainda o valor de R$ 10 milhões por danos morais coletivos, distribuído a entidades de filantropia e ações concretas de defesa dos interesses da sociedade.

Histórico

Em 2013, uma ação movida contra o Itaú foi considerada procedente pelo juiz da 4ª Vara do Trabalho de Curitiba, José Wally Gonzaga Neto. A sentença obrigava o banco a se abster de utilizar o sistema de ponto habitualmente utilizado, considerado fraudulento; a adotar o sistema legal de registro de jornada de trabalho chamado Registro Eletrônico de Ponto (REP); a não exigir horas extras além do limite de duas horas por dia; e a conceder intervalo de uma hora de descanso e refeição para os empregados que trabalham mais de seis horas por jornada; tudo sob pena de multas diárias.

Tais obrigações valiam para o país inteiro, exceto para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em que haviam Ações Civis Públicas de mesma natureza. Além disso, o banco foi condenado ao pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 20 milhões, que seria distribuído para diversas entidades filantrópicas. A sentença, de 12 de maio de 2015, foi objeto de recurso do Itaú e estava aguardando revisão na 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. Depois de muitas tratativas, na última semana, o banco e MPT-PR chegaram a um acordo.

Fonte: SEEB Curitiba


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Itau

Edital Itau

08 de janeiro de 2026, 21:00
Edital PPR 2025

Edital PPR 2025

09 de dezembro de 2025, 14:23
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby