• 06 de junho de 2016, 09:26
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

18ª Conferência: Bancários discutem o "Banco do Futuro"

 
Ana Tercia Sanches palestrou para trabalhadores de bancos privados
 
 

Em seu último filme mudo, Tempos Modernos (1936), Charles Chaplin faz uma dura crítica à sociedade industrial capitalista, na qual os operários se submetiam a uma forma de produção que ignorava suas condições físicas e psicológicas, e que visava o lucro, independente das condições dos trabalhadores. Isso lá na longínqua década de 30 do século passado. Hoje, no ano de 2016, parece que pouca coisa mudou em relação à obsessão pelo lucro acima de qualquer coisa.

A obra Chaplin foi lembrada no painel "Banco do Futuro", que fez parte da programação desta tarde de sábado da 18a Conferência Estadual dos Bancários, em que se discutiu esta lógica no âmbito dos bancos privados. A painelista foi a pesquisadora Ana Tercia Sanches, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo, que discorreu sobre o chamado Banco do Futuro e o impacto das novas tecnologias no emprego bancário. "Chaplin foi premonitório nesse filme, chegando a prever o controle e monitoramento dos patrões sobre os empregados que vemos em larga escala hoje, e que só tende a aumentar graças à tecnologia", disse ela.

A pesquisadora citou o impacto das novas ferramentas tecnológicas no emprego bancário: somente nos quatro primeiros meses deste ano foram fechados 4.553 postos de trabalho, segundo o Dieese. "Óbvio que o processo de terceirização e a queda da economia ajudam a explicar esses fechamentos, mas é muito preocupante o grau de desemprego tecnológico que vivenciamos”, observa.

O FUTURO É HOJE

Ana Tercia ressaltou o impacto nas tarefas do bancário ocasionado pela presença de robôs em algumas agências. "As novas tecnologias têm possibilitado uma intensificação do trabalho. Apesar de ter ficado mais simples, disse ela, lembrando que uma carteira de clientes varia de 400 a 500 em agências físicas, mas o número de clientes virtuais a serem atendidos chega a 1200, todos ligando, pedindo informações".

Outra preocupação apontada pela pesquisadora é relacionada ao adoecimento da categoria, sobretudo por conta da imposição de metas e do constante monitoramento de tarefas excessivas. "Hoje é possível controlar planilhas de produção dos trabalhadores, monitorar quantos seguros foram vendidos no dia, e o que é pior, cobrar metas...usam como referência quem está no pico".

Ela finalizou a palestra afirmando, que os sindicatos precisam se apropriar desses "elementos e informações" para impor uma discussão de alto nível com os bancos, mesmo considerando a desigual relação de força banqueiros x bancários.

*Imprensa/Seeb Pelotas

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Itau

Edital Itau

08 de janeiro de 2026, 21:00
Edital PPR 2025

Edital PPR 2025

09 de dezembro de 2025, 14:23
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby