• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contudo

Gripes



       Gripe é uma doença aguda ocasionada pelo vírus influenza de tipos A, B e C. Destes, os subtipos A e B sofrem intensa variação genética, ocasionando mutações, responsáveis pelas epidemias anuais. Costumam infectar o homem, o porco, o cavalo e as aves, que são o reservatório natural. No século XX, ocorreram 3 pandemias importantes: a mais conhecida foi a gripe espanhola de 1918, que matou 20 milhões de pessoas. No hemisfério sul, as epidemias acontecem no período de abril a setembro, com início abrupto, acometendo, primeiramente, crianças e atingindo de 10 a 20% da população. Idosos e grupos de risco, apresentam incidência de 40 a 50%.

       A transmissão pessoa-pessoa ocorre por tosse e espirros, que atingem a mucosa da nasofaringe e da árvore brônquica, sofrendo replicação rápida. O período de incubação é de 1 a 4 dias.


Quadro clínico

       Ocorre início súbito de febre, tosse seca, dor de cabeça, dor de garganta, calafrios, dor no corpo e mal estar. As crianças podem apresentar dor abdominal, vômitos e diarréia. Ocorrem complicações pediátricas, tipo otite média, crupe e bronquiolites. Os idosos apresentam uma evolução mais insidiosa, com febre baixa, fraqueza e confusão mental. A principal complicação da gripe é a pneumonia secundária, com alta taxa de mortalidade de idosos, acima de 65 anos, portadores de doenças crônicas.


Tratamento

 

       O tratamento é limitado, com medicamentos caros e com paraefeitos, havendo resposta somente quando instituídos nos primeiros dias de sintomas.

       Na grande maioria das vezes, acabamos tratando os sintomas e as complicações da gripe como sinusites, pneumonias, exacerbações de asma, bronquite e enfisema.


Prevenção

       A vacinação é a única medida eficaz no controle da infecção por influenza. A OMS indica a vacina para todos os indivíduos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas, profissionais da área da saúde, contactantes domiciliares de pacientes de risco, crianças acima de 6 meses e gestantes a partir do segundo trimestre, quando indicado. Existe muito folclore em relação a vacina da gripe. Na verdade, objetivamente, as campanhas de vacinação diminuem a mortalidade das pessoas que fazem parte dos grupos de risco descritos neste texto.

       Não esqueçam, o fumo faz mal à saúde!

Dr. Paulo Roberto Goldenfum
Médico Pneumologista credenciado da Cabergss
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancrios de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby