©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br
Nas diferentes etapas da vida, devemos dar atenção especial à saude oral.
Bebês
Ao erupcionarem os primeiros dentes de leite, é preciso cuidar da higiene oral dos bebês com escova bem macia e pequena. Existem, no mercado, escovas com forma de dedeira em látex ou silicone. Após a mamadeira, deve-se escovar os dentes. Evitar mamadeiras noturnas.
Idade pré-escolar
Nessa fase, as crianças precisam de auxílio na escovação dentária. Cuidado para não haver ingestão de creme dental.
Dentição mista
Crianças com dente de leite e permanentes necessitam de atenção com a higiene e com a dieta alimentar. A ingestão freqüente de refrigerantes, biscoitos recheados e salgadinhos aumentam muito o risco de cáries. Os primeiros molares permanentes erupcionam aos seis anos. A partir dessa idade, pode-se indicar bochechos diários com solução fluoretada e aplicação de selantes nos dentes recém erupcionados, para os pacientes com maior risco de cáries.
Dentes permanente mal posicionados
Há um risco maior de ocorrerem cáries e doenças periodontais (na gengiva). Recomenda-se avaliação ortodôntica. Durante o tratamento ortodôntico, cuidados simples, como o uso de escovas interdentais extra-finas e passador de fio dental, garantem a saúde dos dentes e da gengiva.
Doenças periodontais
Gengivite: Sangramento gengival é indicativo de presença de gengivite. É preciso intensificar o uso de fio dental.
Periodontite: Nesses casos, a região óssea já foi atingida. Pode haver mobilidade, com risco de perda dentária. O tratamento periodontal pode reverter esse quadro. O uso de escovas interdentais, escovas unitufo e fio dental são indispensáveis.
Presença de próteses fixas
O cuidado na higienização deve ser redobrado. Existem escovas de diversos tamanhos e formas, que se adaptam às necessidades dos portadores de próteses fixas, principalmente em dentes posteriores.
Uso de próteses totais (dentaduras) e próteses removíveis
Essas devem ser escovadas com escovas maiores, de cerdas duras. Pode-se usar, uma vez por semana, a imersão em soluções que facilitam a limpeza. Existem tabletes solúveis para essa finalidade. As próteses devem ser avaliadas periodicamente, para detectar a necessidade de reembasamento.
Auto-exame
A língua, a gengiva e os dentes devem ser examinados com freqüência, após a escovação dentária (a língua também deve ser higienizada). Observar alterações na cor e na forma dos tecidos da cavidade oral. Lesões que permanecem após 15 dias, devem ser avaliadas e/ou biopsiadas por um profissional.
Dra. Marily Felix Tergolina Cirurgiã Dentista - Credenciada da Cabergs |
©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br
Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.