• 14 de dezembro de 2017, 10:45
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Realizada quarta mesa de prestação de contas da CASSI

Na manhã desta terça-feira, 12/12, no auditório da Sede da Cassi em Brasília, foi realizada a 4ª Mesa de Prestação de Contas da Cassi, cumprindo o previsto no Memorando de Entendimentos assinado entre as Entidades de Representação do Funcionalismo do BB e o Banco do Brasil.

A Diretoria da Cassi apresentou os dados financeiros até setembro de 2017, com as projeções até novembro/2017, bem como de todo o período desde a implantação da contribuição extraordinária, com recursos dos associados e do Banco, deste, via ressarcimento de despesas.

A Diretoria informou que o ressarcimento feito pelo Banco será reajustado este mês de dezembro, pelo Fipe Saúde – que está em torno de 8% ao ano –, com impacto em janeiro de 2018.

No que se refere à situação financeira da Caixa de Assistência, as informações apresentadas demostraram que a necessidade de medidas emergenciais para restabelecer o equilíbrio financeiro da entidade, medidas estas que estão sendo discutidas pela Diretora.

Durante a apresentação, a diretoria financeira respondeu aos questionamentos feitos pelos membros da Mesa de Negociação sobre o aumento das despesas médicas e seu impacto do caixa da Cassi.

Uma novidade nesta Mesa de Prestação de Contas foi a apresentação feita pela Accenture, empresa especializada de consultoria, contratada conforme previsto no Memorando de Entendimento. Segundo o Memorando, a consultoria foi contratada para análise e revisão de processos e sistemas, buscando o aperfeiçoamento do modelo de gestão e de governança e dos processos internos, a redução de despesas, a viabilização de parcerias estratégicas e a criação de mecanismos de uso racional dos serviços do sistema integrado de saúde da Cassi.

Foram apresentados dados captados e estudos realizados, bem como apontamentos sobre medidas de gestão e aperfeiçoamento que estão sendo desenvolvidas em todas as Diretorias da Cassi e que serão apresentadas para debate na Diretoria e Conselho Deliberativo.

Ficou constatado na apresentação que os estudos apontam para uma necessidade de melhoria na área de tecnologia e sistemas, um melhor acompanhamento dos participantes, assistidos e dependentes, bem como a necessidade de melhoria e ampliação do programa Estratégia de Saúde da Família e das CliniCassis.

A consultoria destacou também que a CASSI é um plano de saúde único, que cuida de mais de 700 mil vidas do plano de associados e de mais de 300 mil vidas do plano Cassi Família, a custos baratos tanto para os Associados, como para o Patrocinador.

A consultoria deverá apresentar relatório final à Diretoria da Cassi até o final do ano, com propostas de medidas a serem implantadas para a melhoria dos processos de gestão.

Os dirigentes da Caixa de Assistência deverão apresentar propostas das medidas a serem tomadas a curto prazo, especialmente para melhoria da situação de caixa, bem como para a questão da solvência (capacidade de uma operadora de honrar seus compromissos com os beneficiários e prestadores de serviços), exigido pela ANS – Agência Nacional de Saúde.

A presença da consultoria foi uma solicitação das Entidades da Mesa de Negociação, para que seja dada mais transparência aos processos que estão sendo desenvolvidos dentro da Cassi.

Nos próximos dias, a Consultoria apresentará relatório a ser discutido na Diretoria, que dará direcionamento à implantação de medidas para melhoria da gestão.

A Diretoria informou também que nos próximos dias apresentará medidas de gestão para curto prazo, com o objetivo de melhorar a situação de caixa e índices de solvência, que serão debatidas nos órgãos de governança da Cassi.

As entidades solicitaram que tão logo sejam aprovadas no Conselho Deliberativo, as medidas sejam anunciadas para a Mesa de Negociação, em nova Prestação de Contas, com data a ser definida até o final de janeiro. (Fonte: Contec)


 

 


Bookmark and Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Itau - CCV

Edital Itau - CCV

28 de março de 2024, 19:01
GNs, GCs, SUP, ONs

GNs, GCs, SUP, ONs

11 de dezembro de 2023, 18:01
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby