• 19 de setembro de 2018, 10:47
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

NÚMERO DE GREVES NO BRASIL CAIU 25% EM 2017, APONTA DIEESE


No ano passado, foram realizadas 1.566 paralisações no país, sendo que 16% delas duraram mais de 10 dias.
 
Em 2017, foram registradas 1.566 greves no país, o que representa uma queda de 25% na comparação com 2016, segundo balanço anual divulgado nesta terça-feira (17) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Segundo o levantamento, das 1.566 greves ocorridas no ano passado, 814 foram promovidas por trabalhadores do setor público e 746 por trabalhadores da esfera privada.

Em tempo de duração, 54% das greves (839) foram encerradas no mesmo dia em que foram deflagradas e cerca de 16% (244) alongaram-se por mais de 10 dias.

Segundo o Dieese, 81% das greves realizadas em 2017 incluíam itens de caráter defensivo na pauta de reivindicações, sendo que mais da metade (56%) referia-se a descumprimento de direitos.

A exigência de regularização de vencimentos em atraso (salários, férias, 13º ou vale salarial) esteve presente na pauta de 44% e foi a principal reivindicação. Na sequência, aparece o pedido de reajuste de salários e pisos, presente em 32% das paralisações.

De 570 greves (36% do total anual) sobre as quais o Dieese conseguiu reunir informações sobre o desfecho, 78% tiveram algum êxito no atendimento às suas reivindicações, segundo o balanço.

Apesar da queda do número de greves no ano passado, o Dieese destaca que o número ainda é bastante superior aos registrados antes de 2013, quando o patamar variava ao redor de 500 greves por ano.

"Os reveses no mercado de trabalho, com o aumento do desemprego e o recuo nos números do trabalho formalizado, certamente têm impacto negativo na disposição do trabalhador para a greve, especialmente na esfera privada. Entre os servidores públicos, por outro lado, a crise fiscal do Estado tem funcionado como um incentivo à deflagração de greves", afirma o Dieese no relatório. (Fonte: G1)

 


Bookmark and Share
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby