• 04 de janeiro de 2017, 10:33
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Luta pela retomada das contratações na Caixa será intensificada

O possível plano do banco para desligar pelo menos 10 mil trabalhadores, por meio de PAA e PDV, torna a mobilização da categoria ainda mais importante

Em novembro do ano passado, o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, admitiu a intenção de reduzir o quadro de empregados em 10 mil, por meio de Planos de Apoio à Aposentadoria (PAA) e de Demissão Voluntária (PDV). Nada de oficial foi divulgado até o momento, mas 2017 começou com informações nos corredores do banco de que o anúncio da medida poderá ocorrer nos próximos dias.

Na avaliação do presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, a mobilização por mais contratações será intensificada. “A situação já é de sobrecarga e adoecimento nas unidades de todo o país, o que vai se agravar ainda mais com a diminuição do número de trabalhadores. É inadmissível que a Caixa insista no argumento de que não precisa de mais empregados, como tem feito nos últimos anos, quando cerca de 5 mil colegas deixaram o banco nos PAAs. Vamos lutar para que essas e futuras vagas deixadas sejam repostas”, afirma.

Jair Ferreira lembra que enquanto a direção do banco se nega a retomar as contratações, paralisadas há quase dois anos, há mais de 30 mil aprovados no concurso público de 2014. “O Ministério Público e a Justiça do Trabalho já se manifestaram a favor das convocações, concluindo que houve o descumprimento da cláusula 50 do ACT 2014/2015. Também reafirmaram, no final do ano passado, que a Caixa está proibida de realizar concursos apenas para formação de Cadastro de Reserva”, diz.

A juíza Natália Queiroz Rodrigues, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, julgou procedente a Ação Civil Pública, impetrada pelo MPT da 10ª Região, que questiona a não contratação dos aprovados.

A decisão, divulgada no dia 6 de outubro, postergou a validade do certame até o trânsito em julgado da decisão; condenou a Caixa a apresentar, em até seis meses, estudo de dimensionamento do quadro de pessoal e, em seguida, promover a convocação de pelo menos 2 mil empregados, considerando-se o total de trabalhadores quando da confecção do ACT 2014/2015. Também proibiu a Caixa de realizar concurso apenas para Cadastro de Reserva.

Ainda segundo o presidente da Fenae, a redução do número de empregados poderá gerar o fechamento de agências país afora. “É provável que isso também esteja sendo planejado, a exemplo do que já foi anunciado no Banco do Brasil.

Não vamos permitir qualquer ameaça à Caixa 100% pública e ao seu papel social. Ela é uma parceira estratégia na execução de política públicas essenciais para os brasileiros. Para isso é essencial que haja mais empregados e que a categoria seja mais valorizada”, conclui Jair Pedro Ferreira. (Fonte: Fenae)


Bookmark and Share
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby