• 20 de julho de 2018, 13:53
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

JUSTIÇA MANTÉM CONCURSO PARA ENGENHEIROS E ARQUITETOS NA CAIXA




Para Ministério Público do Trabalho, terceirização no banco público é irregular (VICTÓRIA FERNANDES)

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10), Elke Doris Just, manteve decisão da 1ª instância da Justiça do Trabalho no Distrito Federal (DF) que obriga a Caixa Econômica Federal (CEF) a realizar concurso público para contratação de engenheiros e arquitetos. 

A ação da procuradora Daniela Costa Marques do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT) apresentou informações que comprovam a terceirização em quase todos os estados da federação. Segundo o MPT, são números desproporcionais, quando comparados com o quadro efetivo da empresa nos dois cargos.

Em Minas Gerais, por exemplo, são 350 empresas contratadas, enquanto o quadro da Caixa possui 100 engenheiros. No Maranhão, números idênticos aos de Minas, enquanto que no Rio Grande do Sul, a Caixa contrata 285 empresas e possui 75 engenheiros do quadro.

A desembargadora garante na decisão que há violação à Constituição Federal, pois “o pessoal da CEF seja admitido, obrigatoriamente, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos”.  Além de a obrigação de substituir terceirizados por aprovados em concurso público, a Caixa foi multada em R$ 1 milhão por dano moral coletivo.

 


Bookmark and Share
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby