• 02 de dezembro de 2019, 12:15
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil são os bancos que mais lucram no mundo


(Por Márcio Juliboni)

Campeão mundial: Santander Brasil é o banco que mais lucra no mundo (Imagem: REUTERS/Edgard Garrido)
A safra de balanços do terceiro trimestre confirmou o que muita gente já suspeitava: os bancos brasileiros lucram muito, mas muito mesmo. Quanto? Segundo a Economática, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander Brasil e Banco do Brasil apresentaram a maior rentabilidade entre os 453 bancos acompanhados pela consultoria e que negociam ADRs nas bolsas dos Estados Unidos.

Do total de instituições analisadas pela Economática, 45 possuem ativos totais superiores a US$ 100 bilhões. É neste grupo que a consultoria concentrou seu levantamento. Ele é composto por 19 bancos dos Estados Unidos, seguidos por Brasil, Canadá e Reino Unido (quatro bancos cada); Japão e Coreia (três bancos cada), Espanha e Índia (com dois bancos cada).

O Santander Brasil aparece na liderança absoluta, com ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido, na sigla em inglês) de 19,25% no acumulado de 12 meses encerrados em setembro. Em segundo lugar, vem o Itaú Unibanco, com ROE de 18,59%; seguido pelo Bradesco (ROE de 19,97%), e o Banco do Brasil (ROE de 17,71%).

Rentabilidade dos bancos brasileiros, segundo a Economática

O banco estrangeiro mais bem posicionado é o Royal Bank of Canada, que surge em quinto lugar, com ROE de 16,13%.

Polêmica
A discussão ganha ainda mais importância, quando se lembra que, nesta semana, o Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou que os bancos não podem cobrar mais que 8% de juros ao mês, no cheque especial.

Os bancos, por meio da Febraban, protestaram, alegando que a medida é intervencionista, e que qualquer queda na taxa de juros deve ser promovida por meio de soluções de mercado.

Já analistas estimaram que a queda nos lucros dos bancos, causada pelas restrições nos juros, será pequena.  O Credit Suisse, por exemplo, projeta um corte de 1% a 3% no lucro dos bancos brasileiros em 2020.

A Economática informa, ainda, que a mediana (medida que separa uma amostra estatística meio-a-meio) da rentabilidade dos bancos brasileiros, no terceiro trimestre, foi mais que o dobro da dos bancos americanos. Em números, o ROE dos brasileiros foi de 18,28%, ante os 8% dos americanos. (Fonte: Money Times)


Bookmark and Share
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby