• 27 de abril de 2017, 09:17
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

GREVE GERAL: Posição da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e do Ministério Público do Trabalho

Publicado em .

A Caixa Econômica Federal encaminhou email para os gestores das unidades, orientando sobre a greve geral de amanhã (28/04). Na comunicação, o banco argumenta que a "paralisação prevista para o dia 28/04/17 encontra-se fora do período da data base da categoria" e que, portanto, "os empregados devem manter o cumprimento de suas obrigações contratuais com a empresa". Sendo assim, a CAIXA ORIENTA "que as faltas não justificadas são homologadas para desconto (D), conforme previsto no MN RH 035 - Jornada de Trabalho e Registro no SIPON". Ou seja, orientou para cortar o ponto daqueles que aderirem à paralisação.

No entanto, o Ministério Público do Trabalho (MPT) distribuiu ontem mesmo uma nota pública destacando que “a Greve é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal, bem como por Tratados Internacionais de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil, “competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender” ( art. 9º da CF/88)”. Os promotores enfatizaram a legitimidade da paralisação, AFIRMANDO QUE “Greve Geral como movimento justo e adequado de resistência dos trabalhadores às reformas trabalhista e previdenciária, em trâmite açodado no Congresso Nacional, diante da ausência de consulta efetiva aos representantes dos trabalhadores”. Leia a íntegra do documento do MPT em http://www.prt10.mpt.mp.br/informe-se/noticias-do-mpt-df-to/965-procurador-geral-do-trabalho-destaca-que-a-greve-e-um-direito-fundamental-assegurado-pela-constituicao-federal

 

Diretoria Executiva da CONTEC


Bookmark and Share
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby