©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br
Enquanto banco promove em suas propagandas sentimentos bons como sonhar e sorrir, bancários são obrigados a fazer até 50 visitas por semana a clientes utilizando trem e metrô em São Paulo capital (Gisele Coutinho)
O Bradesco promoveu alterações nas gerências regionais e na diretoria e isso está causando transtornos aos gerentes pessoa física e, principalmente, aos pessoa jurídica. Esses profissionais foram obrigados a aumentar o número de visitas a clientes.
“E a exigência tem de ser cumprida à risca. Por exemplo: um gerente PJ deve fazer quatro a seis visitas em apenas um dia, o que significa cerca de 25 por semana. Em alguns casos, gerentes PJ devem fazer 50 visitas por semana. Um absurdo e total desrespeito”, relata o diretor do Sindicato Alexandre Bertazzo.
Ele explica que os gerentes PF, além de atender clientes na agência e vender produtos bancários, também devem fazer visitas e ainda ligar para clientes de sua carteira oferecendo o produto da campanha do mês. “O banco praticamente triplicou a meta mensal sem critério algum. Os trabalhadores estão adoecendo diante de tamanha pressão. É importante que os bancários que passam por situações como essas denunciem ao Sindicato, procurem um dirigente”, ressalta Bertazzo.
Transporte
Para aumentar o desgaste físico desses trabalhadores que vão de lá pra cá durante as visitas, o banco orientou, via comunicação interna, que devem utilizar transporte público para esse trabalho. “O trabalhador terá de se locomover enfrentando as tantas falhas nos trens e metrôs de São Paulo, o trânsito, e lidar com as metas que deve cumprir”, protesta o dirigente sindical.
A segunda opção é o veículo particular. “Nesse caso, o Bradesco oferece R$ 0,65 de combustível por quilômetro. Mas não se compromete com o desgaste do automóvel, o risco de assaltos ou qualquer outra adversidade”, critica.
Áudio-conferências
“Baixaria e ofensas. É assim que podemos classificar o tratamento dado aos gerentes quando o assunto é cobrar metas”, explica Bertazzo sobre a pressão exagerada feita pelo banco por meio de conferências telefônicas. “Os gerentes que não conseguem alcançar as metas abusivas chegam a ser ofendidos. As cobranças são feitas cerca de três vezes em um mesmo dia.”
O lucro do Bradesco aumentou 5,9% em relação ao mesmo período de 2012, alcançando R$ 12,202 bilhões. No entanto, a instituição financeira diminuiu o número de bancários em 1.877 trabalhadores em apenas 12 meses. “A campanha publicitária do banco mostra o que é ser ‘BRA’, se referindo à instituição e também ao país.
Nas propagandas, sorrir é BRA, música é BRA, sonhar é tudo de BRA. E tratar seus gerentes com dignidade, respeito, sem abusar das metas e colocando a saúde e bem estar em primeiro lugar? Valorizar o funcionário é tudo de BRA, e caso a situação dos gerentes não melhore, vamos protestar na porta das agências do Bradesco. Afinal, exercer o direito democrático de lutar por melhores condições de trabalho também é tudo de BRA”, finaliza Bertazzo. (Fonte: SEEB SP)
©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região
Todos os direitos reservados
Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br
Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.