• 12 de março de 2020, 07:49
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Esclarecimento da Fetrafi-RS sobre as RVs Banrisul

Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS

Rua Cel. Fernando Machado, nº 820 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS - CEP 90010-320

Fone: 51 3224-2000 – fetrafirs@fetrafis.org.br – www.fetrafirs.org.br - CNPJ: 92.962.232/0001-49

 

 

 

Of. Circular FETRAFI/RS/SG-023/2020              Porto Alegre, 11 de março de 2020.

 

 

Aos

- SINDICATOS DE BANCÁRIOS NO RIO GRANDE DO SUL

 

 

Ref.:ENCERRADA A NEGOCIAÇÃO SOBRE OS REFLEXOS DAS RVs DO BANRISUL

 

 

Companheiros e Companheiras:

 

           

Como é do conhecimento de todos/as, a Fetrafi/RS vem tentando estabelecer negociação com o Banrisul desde 18 de julho de 2019 com o objetivo de viabilizar o pagamento dos reflexos atrasados das RVs para os empregados/as de todo o Estado.

 

A necessidade desta prévia tratativa está prevista na negociação com a Fenaban, significando que antes do ajuizamento de qualquer ação tenha que haver tentativa de uma solução amigável.

 

Agora, passadas as tratativas sem êxito, cada Sindicato poderá ver a melhor maneira de preservar o direito aos reflexos das RVs do modo mais adequado, inclusive ajuizando ações coletivas.

 

Relembramos que a Federação encaminhou uma primeira correspondência sobre as RVs para a Direção do Banrisul em 18/07/2019. Mais recentemente, em 06/02/2020, a Fetrafi/RS encaminhou nova correspondência para o Banrisul, solicitando uma resposta no prazo de 10 dias, alertando que não havendo resposta seria considerada a negativa do banco em tratar do assunto. Como este prazo transcorreu sem que houvesse qualquer resposta escrita por parte do Banrisul, considera-se que a tentativa de negociação foi esgotada.

 

Pelo que se constatou por informação de alguns(mas) empregados/as que recebem RVs, o Banrisul passou a pagar, desde janeiro/2020, os reflexos da remuneração variável em todas as demais verbas salariais – 13º, férias, gratificação semestral, etc. - faltando apenas o pagamento dos atrasados referente aos últimos 5 anos.

 

Assim, a Diretoria Colegiada da Fetrafi/RS informa às Direções dos Sindicatos que as formalidades iniciais para tentar estender o pagamento dos atrasados dos reflexos da RVs estão esgotadas, portanto cada Sindicato do interior poderá encaminhar, sendo o caso, Ação Coletiva cobrando as diferenças passadas. Também é importante ressaltar que a Ação do Sindbancarios Porto Alegre teve uma tramitação rápida porque o Banco perdeu o prazo para apresentação de recurso.

 

Saudações Sindicais.

 

 

 

 

    ANA MARIA BETIM FURQUIM           LUIZ CARLOS DOS SANTOS BARBOSA          

 Colegiado Executivo/Formação                Colegiado Executivo/Assuntos Jurídicos                        

AMBF/fv

 


Bookmark and Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bancários terão reajuste de 10,97%

Bancários terão reajuste de 10,97%

10 de setembro de 2021, 12:20
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby