• 17 de março de 2020, 09:38
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Coronavírus: saiba quais produtos de limpeza matam o vírus

 

Se antes o potinho de álcool gel ficava esquecido na bolsa ou no carro, com os casos de coronavírus se espalhando pelo mundo, o produto virou objeto de desejo de muitos, e não é para menos.

De acordo com João Prats, infectologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o álcool gel com concentração de 70% e a água com sabão são as melhores formas de higienizar as mãos e evitar a contaminação.

Como o álcool e o sabão matam o vírus 
Ambos os métodos são efetivos para quebrar a cápsula de gordura protetora do vírus e destruí-lo. "No caso do álcool, o valor de 70% é o recomendado para higienizar o corpo por ser o mais efetivo —na mão, a limpeza precisa ser imediata", explica o especialista.

Transmissão por superfícies também é possível 
Justamente por ser envolvido por uma camada gordurosa, o vírus não sobrevive por muito tempo fora do corpo humano —a estimativa do especialista, feita com base em outros vírus similares, é que ele dure de seis a 24 horas dependendo da temperatura e umidade do ambiente e do tipo de superfície.

"Também vale pensar no tempo que a pessoa infectada está no mesmo lugar. Se ficar o dia todo em um quarto, estará colocando novas partículas nos objetos a todo momento. Mas, se apenas passou por um local, deixará uma quantidade menor do vírus ali, que deverá desaparecer em algumas horas", esclarece Prats.

Para limpar locais frequentados por várias pessoas, como já explicamos, os desinfetantes comuns, produtos com cloro e álcool ou até mesmo água e sabão são efetivos. (Fonte: UOL)

 


Bookmark and Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bancários terão reajuste de 10,97%

Bancários terão reajuste de 10,97%

10 de setembro de 2021, 12:20
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby