• 07 de dezembro de 2017, 11:16
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Conselho de Administração da Caixa vota alteração estatutária hoje

Representante dos empregados, Rita Serrano, apresentou documentos para tentar impedir que banco se transforme em sociedade anônima e destaca importância da participação dos empregados nas atividades desta quinta As alterações no estatuto da Caixa, entre elas a possível transformação do banco em uma sociedade anônima, devem ser votadas na reunião do Conselho de Administração (CA) do banco que acontece hoje, 7, em Brasília.

A representante dos empregados no CA, Rita Serrano, que já declarou voto contrário para a S/A, encaminhou no início dessa semana mais um documento para expor as objeções à proposta e oferecer sugestões de melhoria na governança sem que seja necessária a mudança estatutária.

Desde outubro, esse é o segundo documento apresentado por ela sobre o estatuto. O primeiro, com questionamentos jurídicos, resultou no adiamento da votação. A direção do banco, por intermédio de seu presidente, Gilberto Occhi, também declarou voto contrário, mas o resultado da votação depende dos cinco integrantes do conselho que representam o governo.

“Esse novo documento é um último esforço para tentar impedir uma Caixa S/A, uma transformação que conseguimos excluir do Projeto de Lei (PLS) 555 no ano passado e que agora o governo retoma com a justificativa de melhorar a governança, mas que é ilegal”, afirma Rita, explicando que tornar a Caixa sociedade anônima contraria o próprio Estatuto das Estatais e depende de lei específica no Congresso Nacional.

Mobilização
A defesa da Caixa como banco público vem acontecendo também nos locais de trabalho e em audiências públicas em casas legislativas e sindicatos bancários. Nesta quinta, essa mobilização mais uma vez mostra sua força, com atividades promovidas nacionalmente.

“É fundamental que todos participem. Acredito que é possível reverter mais uma vez essa proposta e garantir o papel social da Caixa, assim como o respeito aos direitos de seus empregados”, afirma Rita Serrano.

Ela lembra que o apoio dos parlamentares comprometidos com a Caixa pública vem sendo fundamental, mas em um governo golpista como o atual tudo é possível. “Não vamos esmorecer. Amanhã precisamos fortalecer as atividades e demonstrar que queremos o banco como é; ou seja, fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Acredito que podemos, sim, alterar o rumo dessa prosa. Então vamos à luta!”, enfatiza. (Fonte: Fenae)

 


Bookmark and Share
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby