• 23 de janeiro de 2020, 09:21
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Banrisul vai fechar nove agências no rio grande do sul

Locais fechados devem virar postos de atendimento ou serem fundidos à agência mais próxima (Por Bruna Oliveira)

O Banrisul anunciou que vai fechar nove agências do banco gaúcho no Estado. São oito em Porto Alegre e uma em Caxias do Sul, na Serra. Os locais fechados devem virar postos de atendimento bancário ou serem incorporados à agência mais próxima. Os funcionários serão realocados.

A medida foi comunicada nessa segunda-feira (20), após reunião entre a diretoria do Banrisul e representantes do SindBancários e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS), e confirmada pela assessoria de imprensa do banco ao Jornal do Comércio nesta terça (21).

Em nota, o Banrisul disse que está "otimizando pontos de atendimento presenciais, mantendo a abrangência de atuação em 98,61% da população do RS e em 98,82% do PIB gaúcho". O posicionamento diz ainda que a medida acompanha as mudanças e os avanços tecnológicos do mercado financeiro. Segundo o presidente do SindBancários, Everton Gimenis, a instituição também alegou "reorganização e redução de custos" para os fechamentos. A diminuição de agências acompanha reestruturação observada também em bancos privados, como Itaú, Santander e Bradesco, que recentemente enxugaram operações no País.

Em Porto Alegre, a readequação prevê a fusão de cinco agências e a transformação de outras três em postos de atendimento. Assim, o Banrisul passará a contar com 91 pontos na Capital. Já em Caxias, o município somará 19 pontos de atendimento com o fechamento de uma agência.

Gimenis afirmou que o sindicato pediu garantias à diretoria do banco para que os trabalhadores não sofram prejuízo com os fechamentos. Com o enxugamento das agências, novos chamamentos do último concurso público não devem ocorrer.

"O Banrisul vem em um processo de desmonte, como a venda de ações, por exemplo. O boato é de que é só o começo", afirmou Gimenis. As negociações de papéis do banco iniciaram em 2007, ainda na gestão de Yeda Crusius (PSDB/2007-2010), e foram retomadas no governo de José Ivo Sartori (MDB/2015-2018). As vendas seguiram na atual gestão do governador Eduardo Leite. Uma das operações, no entanto, foi suspensa ao não atingir o valor de venda esperado.

A categoria ainda teme uma possível privatização do banco. O governador Eduardo Leite declarou que a privatização não está nos planos do governo, mas não descartou que o tema seja debatido pela Assembleia Legislativa. Em setembro do ano passado, o deputado da base aliada Sérgio Turra (PP) apresentou uma PEC para retirar a necessidade de consulta pública para a venda a Banrisul. O projeto, no entanto, não foi votado. (Fonte: Jornal do Comércio)

Veja quais agências vão fechar:
Agência Rua da Ladeira
Agência Volta do Guerino
Agência Nova Ipanema
Agência Ceasa
Agência Rua da Praia
Agência João Pessoa
Agência Shopping Total
Agência Alto Petrópolis
Agência Kayser - Caxias do Sul


Bookmark and Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Itau - CCV

Edital Itau - CCV

28 de março de 2024, 19:01
GNs, GCs, SUP, ONs

GNs, GCs, SUP, ONs

11 de dezembro de 2023, 18:01
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby