• 09 de fevereiro de 2018, 10:28
  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir Contéudo

Bancários de Erechim discutem o desmonte dos bancos públicos

 
Em três encontros distintos, dirigentes sindicais conversaram com os trabalhadores da Caixa, BB e Banrisul.
 
A conjuntura política, o desmonte dos bancos públicos e o impacto da reforma trabalhista no cotidiano dos bancários foram alguns dos temas debatidos em assembleias realizadas nos dias 5 e 6 de fevereiro em Erechim, no norte gaúcho. Em três encontros distintos, os dirigentes sindicais conversaram com os trabalhadores da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banrisul.

No BB, por exemplo, a reestruturação do banco foi amplamente debatida. Os bancários reclamaram que a nova política tem provocado o fechamento de agências e a extinção de comissões. "Não tem mais nenhum respeito ao contrato de trabalho e às pessoas”, destacou o diretor da Fetrafi-RS, Luis Carlos Barbosa, que esteve presente nas assembleias. Na discussão sobre a Caixa, os debates focaram as consequências dos ataques ao banco estatal. A tentativa de promover mudança no estatuto do banco, a falta de concurso e o PDV foram os principais temas abordados. O representante gaúcho dos empregados da Caixa, Gilmar Aguirre, participou do encontro. Na assembleia com os bancários do Banrisul, o assunto foi a venda das ações do banco e a possibilidade de venda da estatal, uma vez que o governo Sartori pode colocar na mesa de negociações após a aprovação do regime de recuperação fiscal.

 

As três assembleias foram realizadas na sede do sindicato dos Bancários de Erechim. Além dos assuntos de cada um dos bancos, o tema da reforma trabalhista foi abordado. "Grande parte dos bancários ainda não se deu conta dos efeitos que essa reforma vai trazer para os todos os trabalhadores. É nosso dever alertar toda a nossa categoria para as perversas consequências que já começam a ser observadas nos bancos privados, como a não homologação de demissões nos sindicatos, por exemplo", salientou Barbosa.

 
 

 


Bookmark and Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edital Eleição Representante Sindical BB

Edital Eleição Representante Sindical BB

23 de fevereiro de 2018, 09:48
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região ::

©2012 Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região

Todos os direitos reservados

Avenida Maurício Cardoso, 335, Sala 202
CEP 99700-426 - Erechim - RS
Fonex/Fax: (54) 3321 2788
seeb@bancarioserechim.org.br

Municípios da Base: Erechim, Aratiba, Áurea, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamim Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São José do Ouro, São João da Urtiga, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Viadutos, todos no Estado do Rio Grande do Sul.

 Superativa | Orby